Família de origem espanhola, cujo apelido original é del Castillo. Veio para Portugal no Reindado de D. Fernando I. Campo de vermelho, com um castelo de prata sobre um monte de verde. Timbre: um braço armado de prata, tendo na mão uma bandeira do mesmo, hasteada de negro, posta em faixa.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
CASTANHEDA
Família das mais antigas da Península e descendente dos Reis de Leão, Condes de Oviedo. Passou a Portugal no Reinado de D. Afonso V. Campo de vermelho, com três bandas de prata, carregadas de nove mosquetas de negro, postas em 2, 4 e 3. Timbre: dois ramos de castanheiro de verde, frutados de ouro, cruzados em aspa.
CASCO
Esta família já existia no Reinado de D. Fernando I e seguiu as hostes do Mestre de Avis. Estabeleceu-se na cidade de Évora. Campo de prata, com um pinheiro de verde e uma onça de vermelho, lampassada de negro, rompante contra a árvore; tudo sustido de um contra chefe ondado de azul.
CARVALHO
Antiga família portuguesa, já existia no Reinado de D. Dinis. Campo de azul, com uma estrala de ouro de oito raios encerrada numa caderna de crescentes de prata. Timbre: um cisne de prata, membrado e armado de ouro, com a estrela do escudo no peito.
CARVALHAL
Apelido português, supõe-se que será de origem espanhola e que descende de do apelido espanhol Carvajal. Senhores de Évora Monte. Partido: I - de vermelho, com um carvalho de verde; II - também de vermelho, com uma torre de prata, aberta, iluminadaa e lavrada de negro; o todo é sustido por um contra-chefe ondado de prata e azul. Timbre: a torre do escudo rematada por um ramo de verde.
CARVAJAL
Família que veio de Espanha antes de 1300. Provavelmente aparentada aos Carvalhais. Campo de ouro, carregado com um ramo de carvalho de verde posto em orla, e sobre-o-todo uma banda de negro.
CARRILHO
Família antiga desde 1140 de origem espanhola. Estabeleceu-se em Castelo de Vide. Campo de azul com cinco flores-de-lis de ouro, postas em sautor. Timbre: uma raposa passante de ouro, armada de azul.
CARRIÇO
Família de origem desconhecida. No entanto, são armas falantes: de campo de prata, com três carriços de verde, saindo de um rio de azul em ponta.
CARREIRA
Alguns genealogistas confirmam a sua origem espenhola, no entanto na Espanha os Carreras têm armas diferentes de Portugal que usam: Campo de verde, com seis burelas ondadas de prata; bordadura do mesmo, carregada com sete gaviões de negro, cada um deles carregado no peito de uma letras de ouro, formando a palavra "requiem".
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
CARREGUEIRO
Família de origem desconhecida mas já existia no tempo de D. Afonso II. Esquartelado: I e IV - de verde, cum uma águia estendida de ouro, armada e lampassada de vermelho; II e III - de vermelho, com uma flor-de-lis de ouro. Timbre: a águia do escudo.
CARRASCO
Família de origem andaluza que se estabeleceu em Moura. Campo de prata, com um carrasco de verde, encimado por um crescente e uma estrela de oito raios de azul, esta sobre aquele. Timbre: o carrasco do escudo.
CARO
Família de origem desconhecida. Campo de prata com uma cruz florenciada de negro e vazia do campo; bordadura cosida de prata, carregada de oito caldeiras de negro. Timbre: a cuz do escudo.
CARNEIRO
Família com várias origens atribuídas, provavelmente descendentes do Conde de Mouton de origem fracesa ou ainda de origem espanhola do apelido Carnes, entre outros. Campo de vermelho, com banda de azul, perfilada de ouro, carregada de três flores-de-lis do mesmo acompanhada de dois carneiros de prata armados de ouro. Timbre: um dos carneiros do escudo.
CARI
Família de origem inglesa, onde no seu país de origem se chamaria Carey ou Cary. Surge em Portugal vindos na companhia de D. Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra e filha de D. João IV de Portugal. Campo de prata, com banda de negro, carregada de três rosas do campo de prata abotoadas de ouro. Timbre: um cisne de prata.
CARDUCHO
Família de origem italiana, os Carducci, que passou a Portugal.Campo faixado de prata e azul, com uma banda de ouro atravessante.
CARDOSO
Este apelido já existia desde 1170, mas só se conhece a sua confirmação escrita no Reinado de D. Afonso III. Campo de vermelho, com um cardo de verde, florido de duas peças de prata, uma sobre a outra, arrancado de ouro e sustido por dois leões afrontados do mesmo. Timbre: uma cabela de leão de ouro, com um cardo de verde na boca.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
CARDI
Família originária de Florença de onde passou a Portugal no Reinado de D. João III. Campo de prata, com três faixas de negro e chefe cosido de ouro, carregado de um crescente de vermelho.
CÁRDENAS
Senhores da Biscaia, passaram a Portugal. Campode ouro, com dois lobos de negro, um sobre o outro; bordadura de vermelho, carregada de oito "SS" de ouro. Timbre: um lobo do escudo.
CÁRCAMO
Família muito antiga vinda de Espanha, mais propriamente das Astúrias. Usa as mesmas armas que o ramo espanhol: Campo de azul, com um leão xadrezado de vermelho e prata, lampassado do mesmo. Timbre: leão do escudo.
CÃO
Família de origem desconhecida mas já existia no einado de D. João I. Este apelido deve provir de alcunha. Ilustrou-se esta família com o célebre Diogo Cão, escudeiro e cavaleiro da Casa do Infante D. Henrique. Campode verde, com duas colunas de prata, rematadas cada uma delas por uma cruz de azul e firmadas sobre dois montes, moventes de um terreiro, tudo de sua cor. Timbre: as duas colunas do escudo passadas em aspa e atadas de verde.
CANTO
Supõe-se que seja de origem inglesa que veio da Galiza na pessoa de João de Kant e seus descendentes e depois passaram para o Algarve e Ilha Terceira. Campo de vermelho, canto de prata em forma de ponta diminuída. Timbre: o canto do escudo rematado por um pombo de prata.
CANELAS
Senhores da Quinta de Canelas e existem desde D. Afonso Henriques. Franchado: I e IV - de prata com uma flor-de-lis de azul; II e III - de verde, com um escudete de prata, carregado de cinco verguetas de vermelho. Timbre: um grifo sainte de azul, armado e lampassado de prata, com um escudete das armas pendente no bico por uma fita de verde.
CAMPOS
Há em portugal, pelo menos duas linhagens de Campos, uma portuguesa e outra espanhola (Campo). Existe desde D. Afonso III. Campo de azul, com três cabeças de leão de ouro, cortadas, ensagnguentadas e lampassadas (língua) de vermelho. Timbre: uma cbeça de leão do escudo.
CAMPO
Família originária de Espanha e que mais tarde se transformou na "dos Campos". Campo de prata, com cinco pontos (mosquetas) de arminho de negro, postos em sautor; Bordadura de varmelho, carregada de oito aspas de ouro.
CAMÕES
Família de origem galega que veio servir D. Fernando I. Campo de verde, com uma serpe de ouro, sainte em pala de entre dois penhascos de prata. Timbre: a serpe do escudo, sainte.
CAMISÃO
Família originária da Andaluzia. Campo de vermelho, com uma camisa (cota) de armas de prata; bordadura cosida de azul, carregada de oito estrelas de ouro.
CAMINHA
Família que se iniciou no Reinado de Afonso VI e descendente de Paio Pais Caminha. Campo de vermelho com três trancas de prata, ferradas de ouro, postas em banda e alinhadas em barra, cada tranca está guarnecida de uma aldraba do mesmo, pela qual está ligada a do alto à do meio, a do meio à de baixo e esta ao ângulo direito da ponta. Timbre: um braço vestido de azul, empunhando uma tranca do escudo.
CAMELO
Família que provém dos Cunhas e com origem provável em alcunha. Campo de prata, com três vieiras de azul, realçadas de ouro; Timbre: uma cabeça e pescoço de camelo, de sua cor.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
CÂMARA
Família descendente dos Zarcos, antiga em Portugal. João Gonçalves Zarco esteve ao serviço do Infante D. Henrique e armado cavaleiro na tomada de Ceuta. Descobridor da Madeira. Campo de negro, com uma torre de prata, assente num monte de verde, sustida por dois lobos rompantes de ouro; Timbre: um dos lobos passante.
CAMACHO
Famíia com origem na Andaluzia de que passou um ramo a Portugal no Reinado de D. Manuel I. Campo de vermelho, com um castelo de prata, saindo de um mar ondado de prata e azul e ladeado de dois pinheiros de verde, cada pinheiro encimado por uma estrela de oito pontas de ouro.
CALVO ou CALVOS
Família que pode ter estas duas designações Calvo ou Calvos. Existe deste o Reinado de D. Dinis. Senhores da Quinta de Calvos, no Entre Douro e Minho. Esquartelado: I e IV - de vermelho, com cinco fivelas redondas de prata postas em sautor; II e III - de azul, com cinco vieiras de prata, também em sautor; escudente sobreposto de ouro com um leopardo de vermelho; Timbre: leopardo do escudo.
CALHEIROS
Antiga família minhota que parece descender dos Velhos. Existe desde o tempo do Reinado de D. Afonso III. Tomou o nome da quinta e torre de Calheiros, no termo de Ponte de Lima. Campo de azul, com cinco vieiras de prata realçadas de negro e acompanhadas de três estrelas de cinco pontas do mesmo, alinhadas em faixa no contra-chefe; Timbre: dois bordões de romeiro de prata, passados em aspa, sustendo uma vieira do escudo.
CALDEIRA
Família originária da Sertã, conhece-se desde o Reinado de D. Fernando I. Campo de azul, co banda de prata, carregada com três caldeiras de negro, acompanhadas de duas flores-de-lis de ouro; Timbre: dois braços vestidos de azul, sustentanto nas mãos uma aldeira do escudo.
CALDAS
Procedem do Reino das Astúrias, da casa dos Senhores de Caldelas. Campo de prata com cinco ciprestes de verde; Timbre: um cipreste do escudo.
CALÇA
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
CALATAYUD
Família espanhola que procede de nobreza aragonesa. Campo de vermelho, com uma sapata xadrezada de prata e de negro; bordadura cosida do primeiro, carregada de oito esmaltes de ouro, cada escudete com uma bande negro.
CALADO
Família de origem desconhecida, possivelmente originária de alcunha. Surgiu no reinado de Afonso VI. Alguns genealogistas dizem proceder dos Botelhos. Campo de ouro, carregado com quatro bandas de vermelho; Timbre: um leão sainte de ouro, carregado das quatro bandas de vermelho.
CALAÇA
Família que surge no reinado de D. João I, em Elvas. Foram os primeiros povoadores da Ilha de São Miguel. Campo de prata, com um leão de azul, armado e lampassado de vermelho. Timbre: leão sainte de azul.
CAINHO ou CHAINHO
Família de origem desconhecida. Existe a possibilidade de ser uma corruptela do apelido Chainho, do Séc. XVI. Campode prata, com seis coticas de vermelho.
CÁCERES
Família castelhana que passou várias vezes a Portugal. Campo de ouro, com uma palmeira de ouro, frutada de vermelho, e uma estrela de vermelho no meio do chefe. Timbre: a palmeira do escudo.
CACENA
Subscrever:
Mensagens (Atom)